fbpx
NOSSAS MÍDIAS

Papo sério: Setembro Amarelo

Oi amiga, hoje a nossa conversa é mais séria, vamos falar sobre o Setembro Amarelo.


O que é?

Setembro Amarelo é o mês que vem para alertar sobre a importância do cuidado com a saúde mental e de prevenção do suicídio, esse assunto ainda carrega muito tabu e preconceito. Os dados apontam que, infelizmente, quase 12 mil pessoas jovens tiram a sua vida por ano no Brasil e esse número está aumentando, esse cenário é muito triste, por isso precisamos tanto investir na prevenção!


Como posso ajudar?

Nem sempre é fácil saber o que fazer quando alguém próximo pede ajuda, afinal, esse assunto é muito delicado. Se isso acontecer, pense que essa pessoa está confiando em se abrir para você e isso é um passo importante para a melhora, a melhor forma de ajudar é estar aberto para ouvir sem julgar e nem banalizar esse desabafo, o melhor que você pode fazer é incentivar a pessoas a procurar uma ajuda profissional, mostrar que não existe motivo para ter vergonha, que isso não é “nenhuma fraqueza”. Ser um apoio e um incentivo para a cura!


Como posso pedir ajuda?

Se você está passando por uma fase ruim, em que sente um tipo de vazio, desanimo e cansaço constante, não consegue mais sentir felicidade em fazer coisas que antes você gostava, não despreze esses sentimentos. Pode ser o seu corpo t dando os primeiros sinais de uma depressão, que sim, é uma doença séria e que precisa ser cuidada. A ajuda profissional é muito importante, e você não deve ter vergonha de procurar o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. O SUS oferece tratamento, procure pontos de atendimento na sua cidade.

Outra opção para os momentos de crise é o CVV, o Centro de Valorização da Vida, que oferece atendimento 24 horas para que você possa conversas com pessoas preparadas para te atender. Basta discar 188 ou acessar www.cvv.org.br

Amiga, você é importante, amada e querida. Sempre se lembre disso ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + onze =