fbpx
NOSSAS MÍDIAS

O que é Colorimetria Capilar e a Estrela de Oswald?

Se você já pintou o cabelo deve ter percebido que na embalagem da tintura há uma tabela que mostra qual o tom aproximado que seus fios terão ao usar aquela coloração. Mesmo sendo uma prévia de como a tinta agirá ao entrar em contato com seu cabelo, a tabela nem sempre permite prever o resultado final. Para não errar é necessário entender como se comportam as cores, suas divisões e até mesmo a estrutura dos fios capilares.

Para facilitar você pode usar o exemplo da Estrela de Oswald . Observe a imagem e a posição das cores, assim aplique a tonalidade como exemplo para o seu cabelo. Caso você tenha pintado de loiro e seu cabelo tenha ficado amarelado você vai precisar usar as outras duas cores (vermelho e azul) para tirar o efeito de gema de ovo. A combinação dessas duas cores primárias gera o violeta, que é a cor oposta ao amarelo na tabela de cores e por isso ela deve ser utilizada para neutralizar a coloração.

Já a tabela usada nas caixinhas tonalizantes funciona da seguinte forma: os números que vem antes do ponto indicam a altura da cor, termo usado para classificar as tonalidades do cabelo. Essa escala varia de 1 a 10 (algumas marcas têm até 12), do tom mais escuro até o mais claro, sendo 1, preto profundo e 10, loiro claríssimo.

Depois do ponto são colocadas as nuances, ou os reflexos, que a cor da tinta terá. A escala dessas nuances vai de 0 a 7, sendo 0 – Natural; 1 – Acinzentado; 2 – Violeta/ Azulado; 3 – Dourado; 4 – Acobreado; 5 – Acaju; 6 – Vermelho e 7 – Marrom. Por exemplo, uma tintura marcada como 10.3, significa que a tinta é loiro claríssimo com reflexos dourados.

Gostou de entender o que é colorimetria e sua importância na hora de colorir os cabelos? Sempre busca a ajuda de um profissional quando for pintar seus cabelos. E se está pensando em fazer em casa, pesquise bem e troque ideias e experiências com amigas.

Aqui você pode conhecer as linhas Alpha Line Essenziale, tanto para tonalizantes e coloração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezessete =