fbpx
NOSSAS MÍDIAS

Amiga se toca, Outubro é Rosa!

Amiga, vamos falar bem sério, você já sabe que câncer de mama é uma doença super séria, mas sabia que quando descoberta no início as chances de cura são muito maiores? O diagnóstico precoce é muito importante e um dos seus maiores aliados é o autoexame.

Como fazer o autoexame?

Vem comigo que eu vou te explicar o passo a passo para fazer o autoexame. Esse hábito é necessário, pode salvar vidas e é muito simples, olha só:

1 – Fique em pé de frente ao espelho e observe se há algo diferente do usual, como manchas, secreções, textura ou qualquer outro sinal que pareça suspeito. Levante os braços, observe se o movimento muda a superfície e o contorno

2 – Deitada, levante um dos braços e uso o braço aposto para apalpar a mama. Faça movimentos circulares, suave, usando as pontas dos dedos para procurar por possíveis nódulos.

3 – Repita o movimento na outra mama.

Mas a prevenção tem que ir além!

Além do autoexame, existem outras coisas que você deve fazer para se prevenir. Converse com seu médico e mantenha seus exames clínicos em dia, depois dos 50 anos a mamografia é indicada a cada dois anos, mesmo sem sintomas. Faça seus check ups!

Papo sério!

Não é possível dizer uma causa única para o câncer de mama, mas existem alguns fatores que podem aumentar esse risco, como o genético (se alguém na sua família teve, suas chances de também ter aumentam!) e também na nossa rotina, como a obesidade, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas, por isso é tão importante manter hábitos de vida saudáveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =