Confira catorze dicas para recuperar os cabelos dos efeitos nocivos do verão

Confira catorze dicas para recuperar os cabelos dos efeitos nocivos do verão

posted in: Dicas | 0

Você se lembra de passar protetor solar nos seus cabelos? Não, né? Durante os dias quentes do verão, curtimos a praia ou a piscina e, na maioria dos casos, não prestamos atenção à cabeleira. Os fios ficam expostos a uma série de danos: raios solares, vento, maresia, cloro da piscina. Estes processos deixam as madeixas sem brilho e quebradiças. Mas como fazer para recuperar a saúde dos cabelos?

Os cabeleireiros Wilson Eliodório, do WES Studio, em São Paulo, e o hairstylist da marca de cosméticos Moroccanoil, Antonio Corral Calero, dão algumas dicas preciosas para ajudar você na hora de recuperar os fios dos efeitos do verão.

O que causa a perda de hidratação nos cabelos durante o verão? Fatores climáticos como poluição, sol e exposição aos raios UV são as causas mais comuns. A exposição excessiva a qualquer um destes fatores estraga a cutícula tirando o seu óleo natural, que é a camada de proteção dos cabelos. Esse processo compromete a hidratação, deixando os fios fracos e secos.

Com qual frequência é recomendado lavar os cabelos para potencializar o nível de hidratação? Isso pode variar de acordo com o seu tipo de cabelo e rotina. A maioria das pessoas não precisa lavar os cabelos todos os dias, a não ser que a transpiração seja excessiva e o couro cabeludo fique oleoso demais. Para a maioria, o ideal é realizar a lavagem a cada dois dias. O importante aqui, além da frequência, é usar um xampu suave, livre de sulfatos e parabenos junto com um bom condicionador para não descascar o couro cabeludo e nem comprometer a umidade dos fios.

Depois do ‘combo’ praia, piscina, sol e vento, o que é preciso fazer para hidratar os cabelos que estão ressecados? Montar um cronograma capilar é uma bela pedida pra quem precisa restaurar as madeixas. Faça um planejamento mensal que intercala limpezas mais profundas (cabelo e couro cabeludo), com nutrição e hidratação dos fios. O resultado é tanto um cabelo quanto um couro cabeludo mais saudáveis.

Mulheres de cabelos cacheados precisam ter algum cuidado especial? Sempre! O fio cacheado e crespo é naturalmente mais seco e áspero. O cuidado deve ser redobrado antes, durante e depois das peripécias do verão. O uso de máscara hidratante e creme para pentear são indispensáveis para este tipo de cabelo, inclusive no dia a dia.

Para quem é adepta dos alisamentos ou escovas progressivas, qual cuidado necessário para hidratar os fios? O uso de xampu e condicionador com baixo teor de sódio é fundamental para retirar o cloro da piscina e também o sal do mar. Tenha cuidado na hora de lavar os cabelos para não retirar os nutrientes do fio, escolhendo bem o xampu para o seu tipo certo de cabelo. Além disso, ele deve ser aplicado somente no couro cabeludo e espalhado pelos fios. O condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento e pontas.

Qual é o procedimento para hidratar os fios após usar xampu de limpeza profunda? Após o processo de limpeza, hidrate os fios com óleos de nutrição. Eles são os novos heróis em reconstrução e podem ser usados antes ou depois da secagem e nas lavagens intermediárias. Servem como pré-lavagem também, ou seja, previnem o ressecamento em uma lavagem mais agressiva.

Quais as dicas para os cabelos loiros serem recuperados? E os ruivos? Aplicar um tonalizante nos cabelos (naturais ou não) sempre trás um resultado de maciez e brilho, sendo que o pigmento, por si só, faz as vezes de reconstrutor.

O que fazer quando o cabelo loiro fica esverdeado por conta do cloro das piscinas? Se esverdeou, não tente salvar nada em casa. Corra para o cabeleireiro. Os produtos que fazem as manutenções da água das piscina são diferentes e as novas tinturas também, por isso apenas um profissional pode te ajudar nessas horas.

E se o cabelo ruivo desbotou? Como recuperar? Naturalmente o cabelo ruivo desbota e é preciso usar um tonalizante para recuperar, de preferência no salão.

Quais são os sinais de um cabelo desidratado? Um dos sinais mais óbvios é o aumento do frizz. Além disso, fios mais frágeis e quebradiços aumentam quando os cabelos estão desidratados. Você precisa estar atenta ao começo desses sintomas para agir imediatamente com hidratações semanais.

Há algum ritual diário ou semanal para manter os cabelos hidratados? Acrescente uma máscara mais potente de hidratação ao ritual semanal de beleza. Isso vai proporcionar resultados mais profundos e benefícios restauradores para dar elasticidade, maleabilidade e brilho aos fios. Quem tem o cabelo extremamente seco deve usar a máscara duas vezes por semana durante duas semanas. Depois, vá diminuindo a frequência de acordo com a melhora da textura.

Como arrumar os cabelos de forma fácil e prática para não precisar secar os fios todos os dias? Uma alternativa ao secador é apostar nos penteados que estão em alta na temporada, como o efeito molhado, chamado de “wet look”, uma trança escama de peixe ou um coque bagunçado. Aplique o óleo de argan depois da lavagem para evitar o frizz.

Qual é o conselho para manter o cabelo hidratado mesmo quando exposto ao sol por longos períodos? O ideal é usar um produto que proteja o cabelo da perda de umidade provocada por fatores climáticos como sol, água do mar e também cloro da piscina.

E quanto às pontas secas e pontas duplas, tão comuns nessa época, há alguma diferença entre elas? As pontas secas são causadas por vários fatores externos (secadores e chapinhas, fatores ambientais, etc) enquanto as pontas duplas são causadas por um fio de cabelo enfraquecido que se divide. O único jeito de consertar as pontas duplas é cortando, mas os fios secos podem ser arrumados com produtos que devolvem a umidade, assim como óleo de argan ou os cremes de pentear hidratantes, que podem ser aplicados nos cabelos secos ou molhados.

Fonte: Veja SP

Editado por: Alpha Line Cosméticos

Indicação Alpha Line Cosméticos Limpeza Profunda e Secos e Danificados Shi Terapy

Deixe um Comentário