Cabelo afro: Experts ensinam truques para ter fios mais bonitos

Cabelo afro: Experts ensinam truques para ter fios mais bonitos

posted in: Dicas | 0

Dos cachos ao black power, alguns cuidados são essenciais para dar saúde às madeixas e deixá-las mais fortes.

 

Depois do boom das progressivas e alisamentos, cada vez mais cacheadas têm decidido adotar os fios ao natural. Sensíveis, os cabelos crespos e enrolados exigem cuidados específicos, até mesmo quando estão livres de qualquer química. Por isso, conversamos com dois especialistas em cabelos cacheados para desvendar todos os segredos que envolvem cachos saudáveis. Confira as dicas do hairstylist Didier, do Marcos Proença Cabeleireiros, profissional que cuida da atriz Lucy Ramos, e do cabeleireiro Wilson Eliodório, que trabalha com famosas como Débora Nascimento e Taís Araújo.
DAS QUÍMICAS AO NATURAL
Quando o assunto é cabelo quimicamente tratado, não existe mágica. Nenhum produto é capaz de eliminar por completo o efeito de um alisamento, por exemplo. A única solução é esperar que o fio cresça para que os resíduos sejam eliminados com a ajuda da tesoura. Cortar é o maior segredo! Para quem não quer encarar um corte radical, conhecido como “Big Chop”, que elimina toda a química de uma só vez, o ideal é esperar de quatro a cinco meses, quando a raíz já aparece crescida e naturalmente cacheada. Dentro de um ano, já é possível ter aproximadamente 12cm de fios naturais.
Para lidar com as duas texturas durante a transição, o conselho dos profissionais é recorrer a alguns penteados, como a trança, que depois de solta ainda pode proporcionar um efeito frisado poderoso, mais próximo do cacheado.
O CORTE
Depois de crescido, o ideal é procurar um expert. Os profissionais especializados em cabelos cacheados sabem como analisar a textura do fio e identificar o melhor corte. “O ideal é que não seja muito reto, porque deixa o volume concentrado na base. É preciso ter camadas para que fique proporcional em todos os lados”, explica Didier. Para Wilson, o repicado é sempre legal, dá leveza e movimento, seja curto ou longo.
CUIDADOS DO DIA A DIA
Os fios afro são sensíveis e, normalmente, mais ressecados. Por isso, o uso de ativador de cachos e leave-in deve ser frequente. “Sugiro que a lavagem seja feita apenas uma vez por semana. Mas isso não impede que os fios sejam umedecidos nos outros dias”, conta Wilson. Na hora de lavar, use o xampu apenas no couro cabeludo, já que é a parte que costuma ser mais oleosa, e deixe a espuma fazer o resto do trabalho ao escorrer pelo comprimento. Depois aplique o condicionador do meio para as pontas. Além disso, vale usar uma máscara de hidratação. “Para potencializar o efeito, costumo usar opções a base de óleo e ainda adiciono gotas de óleo concentrado para melhorar ainda mais o resultado. Deixo por meia hora e, depois de enxaguar, utilizo um leave-in ou creme para pentear”, completa o cabeleireiro. A quantidade desses produtos depende da característica do fio. O teste é na prática. Dose sempre e repare nos resultados para ver se precisa usar mais.
PENTEANDO E SECANDO
Evite os pentes, use os dedos! Além disso, procure desembaraçá-lo ainda durante o banho. “Para secar, prefiro sempre usar o secador com difusor, já que faz a secagem do cacho sem alterar a estrutura do fio. Desse jeito você insere ar entre um cacho e outro, fazendo com que se formem com mais graça”, diz Wilson. Outra opção é usar o secador apenas na raiz sem o difusor e deixar o restante secar naturalmente. “Evite também passar muito a mão nos fios durante a secagem para não mudar o formato dos cachos”, finaliza Didier.

 

Produtos indicados:
Linha Cabelos CacheadosLinha ControlVolumizer – Doador de VolumeWave Free

 

Editado por Alpha Line Cosméticos
Fonte: Marie Claire

Deixe um Comentário